Arquivo do blog

domingo, 17 de janeiro de 2016

Igreja de Laodiceia X Igreja de Esmirna


Numa época em que a incredulidade reside nos corações e mentes de tantas pessoas é preciso que nós cristãos não nos esquecemos das palavras de Jesus ditas à Igreja de Esmirna, que dentre as outras seis igrejas era a mais comprometida com a palavra de Deus e por isso era perseguida, além de não possuir bens materiais. 

Mas foi nessa igreja que Jesus encontrou seguidores fieis a sua doutrina. Muitos morreram apenas por professarem a fé em Jesus.

Atualmente, segundo alguns estudiosos, vivemos na época da Igreja de Laodiceia, a igreja dita por Jesus como 'morna', isso significa que tal igreja vive segundo os preceitos do mundo, é cristã, mas não pratica o verdadeiro cristianismo e ao contrário da Igreja de Esmirna era rica, mas paupérrima na fé.

 Das cartas enviadas às sete igrejas, a carta ao anjo da Igreja de laodiceia é a mais rigorosa, pois não há nenhum comentário positivo por parte de Jesus, o que encontramos em Apocalipse cap. 3: 15, 16 e 17 é o seguinte:

"Conheço as tuas obras, que não és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim porque és morno e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu". 

Tal igreja não buscava a verdadeira riqueza que é a espiritual, mas sim as materiais. Percebemos então o contraste entre a Igreja de Esmirna com a de Laodiceia. 

No momento em que muitos dirigentes de igrejas recebem quantias milionárias, fazendo da palavra de Deus um verdadeiro comércio, proclamando prosperidade em seus discursos, faz-nos lembrar da Igreja de Laodiceia. 

Por outro lado, temos o ateísmo. As pessoas não acreditam em Deus, pensam que vão morrer e que está tudo acabado. Em Marcos cap. 10: 28 está escrito:

"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".

Quem não acredita numa vida espiritual vive sem esperança nenhuma e Deus criou o homem, não um robô, isto é,  com capacidade de escolha para dirigir a vida própria e acreditar ou não Nele. Essas escolhas são feitas no aqui e agora.

Retomando o versículo inicial, Jesus afirma para sermos fieis a Ele até a morte corporal, pois no final ganharemos a coroa da vida, da vida eterna. E o que Ele disse aos discípulos, antes de ser crucificado, é a maior promessa que acompanham todos os cristãos verdadeiros:










Esta é a nossa grande esperança. Um abraço solidário e que possamos continuar nesta vida, firmes na fé e vitoriosas no Espírito Santo de Deus, o Consolador, que Jesus deixou para nos ajudar a vencer o mal nesses tempos finais.

 

5 comentários:

  1. Saudades....
    Ass: antigo amor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É a Fernanda. ��

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nandinha: quanto tempo, hein? Tb não estou tão frequente por aqui. Postei a poesia, pois ela é linda e quem escreveu foi o poeta Carlos Drummond. Espero que tudo esteja bem com vc. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou muito bem. Espero q VC TB esteja.
    Passei pq bateu uma saudade.
    Bjs

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'