Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PAIXÃO ... VALE A PENA?



É comum vermos pessoas confundindo paixão com amor num mundo em que o apelo sexual é valorizado, devido a fortes influências negativas da mídia que vão enganando principalmente meninas que passam a adquirir uma visão romântica da vida a quall não condiz com a realidade.

Pois bem, tudo o que está relacionado a emoções está intrinsecamente ligado à emoção e há emoções positivas e negativas, logo a paixão é inerente ao coração e dependendo dessa paixão poderemos ser lançados ao abismo da desilusão.

Por isso, alto lá, aqui todo cuidado é pouco, não dá para encararmos a vida, seguindo exemplos de novelas ou fazendo tudo aquilo que nosso coração deseja pois: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jer. 17:9).

Essa frase foi dita por Jeremias, profeta que nasceu no ano 655 a.C. Tanto tempo foi disso isso e continua atual porque o coração continua fazendo vítimas pelo mundo afora.

A paixão quando surge como um sentimento avassalador é de alta intensidade e de curta duração, o curta duração aqui, segundo estudiosos, seria num prazo de seis meses a dois anos no máximo.

Conforme o psicólogo Poletti:

“A paixão é uma emoção arrebatadora, de grande intensidade, mas passageira. É tipicamente um sentimento doloroso porque o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio." Assim, para a Psicologia, a paixão ocorre, quando depositamos todos os nossos desejos, sonhos e anseios num objeto ou pessoa, o que não corresponde com a realidade.

Portanto, é preciso cuidado, quando ela chega visto que poderá trazer consigo muito sofrimento no momento em que um dos envolvidos não chega a ficar apaixonado na mesma intensidade que a outra pessoa e resolve se afastar.

Nesse caso, a sensação de abandono que o outro sentirá é terrível, podendo culminar numa depressão profunda ao ponto de pensamentos diabólicos de suicídio passar a permear a mente do envolvido.

E o papel do outro nessa situação? Ahaaa ... é de indiferença! Quanto mais a apaixonada o procura e sofre, mais ele foge, deixando-a numa situação de 'morta-viva'. Esse é o enredo da ópera da vida.

Fiquei aqui meditando num versículo bíblico que tantas vezes li, todavia não tinha ainda refletido sobre ele. Diz o seguinte:


 "Guardar o coração é o que diz o versículo." Guardar aqui significa protegê-lo, não deixando que ele comande nossos sentimentos, mas sim a razão que enxerga muito melhor que ele. Não se enganem, há pessoas que gostam, de viver apaixonadas sem se importarem com o futuro do outro depois. Essa gente já está acostumada a se apaixonar por outros, vivendo da paixão e deixando sua marca de sofrimento para trás.

Bom, essa é a mensagem de hoje e vou terminar deixando um pensamento já bem conhecido, aqui nesta imagem feita de forma geral.


Vamos procurar estar atentos porque valemos muito mais que uma "paixonite" que alguém possa oferecer a nós. Merecemos o amor, esse sim, o mais nobre dos sentimentos o qual nunca nos abandona porque é eterno.

Bom dia, abraços e que anjos nos acompanhem na caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'