Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sobre o Ciúme


Será se as pessoas sabem verdadeiramente o que é amar? Estava aqui recordando o meu irmão que faleceu em janeiro. Um dia falando sobre ciúme, ele assim se expressou:

Uma flor sem perfume 
não é flor de qualidade
amor que não tem ciúme
não é amor de verdade.

No meu ponto de vista, ele estava enganado, pois ciúme exagerado, como alguém também já me disse, é um dragão que mata com o pretexto de salvá-lo. 

O ciúme é inerente a todas as pessoas e há de se manifestar moderadamente em alguma fase da vida, segundo a psicologia, portanto, sentir ciúme moderado e visto com normalidade.

Entretanto, quando esse ciúme se torna doentio a ponto de prejudicar o outro, é melhor refletir sobre o assunto e procurar ajuda psicológica. 

Penso que numa relação onde a confiança não existe não há motivos para haver uma união estável e já por ocasião do namoro pode-se sentir o quanto alguém é ciumento/a.

O ciúme obsessivo é muito perigoso porque pode levar o ciumento até a assassinar a quem diz amar tanto. 

Fico sempre pensando na contradição de quem diz matar por amor. Quem ama protege, cuida, jamais pensa em tirar a vida da pessoa amada.

E o que é pior, a lei é branda para quem comete esse tipo de crime, triste para quem morre, pois a vida é uma só. 

Conheço outro tipo de ciúme comum por aqui onde a menina sai da escola sem completar os estudos, casando precocemente, a alegação é que o marido não quer que ela continue estudando.

Tento convencer as meninas, no entanto, apaixonadas, não conseguem vislumbrar o futuro. 

Enquanto a menina está bonitinha, não pode sair de casa e até a forma como se veste, o marido quer controlar.

Então a menina começa a ter filhos e depois de uns cinco anos, é abandonada sem estudos e sente muita dificuldade em encontrar emprego porque não tem qualificação profissional. 

Apaixonado por outra jovenzinha, esse tipo de sujeito ignora os próprios filhos e quando não foge, é obrigado pela Lei a ajudar na criação das crianças.

O que foi feito daquele homem ciumento que anos atrás jurava amor e impediu a menina de seguir à frente nos estudos? 

Será que ele a amava realmente ou só sabe admirar a beleza e a juventude das mulheres?

Perto da escola onde trabalho, há uma senhora de uns 50 anos. Ela tem uma taberna com
muitas variedades e ano passado eu sempre passava por lá, conversávamos muito sobre futilidades tipo, produtos de beleza.

Ela disse a mim que admirava quem estudava e se firmava numa profissão, pois ela se casou cedo com um homem muito ciumento e então se  dedicou apenas ao comércio. Neste ano de 2013, ainda não havia passado por lá, não tinha tempo e quarta-feira precisei de refrigerante e lá fui.

Qual não foi a minha surpresa! A taberna estava quase sem produtos e nem havia refrigerantes. O semblante dela parecia dez anos envelhecido. 

Fiquei sabendo por ela que o marido a abandonou, fugiu com uma menina bem jovem, limpou a conta do banco, deixando como herança uma grande dívida. 

Confesso que me doeu o coração vê-la nessa situação visto que segundo ela, a solução é vender o único bem que possui: a casa.

Fiquei pensando o quanto o ser humano é atroz e egoísta porque essa senhora trabalha dia e noite, certamente jamais passaria pela sua mente que, apesar de viver tantos anos com esse sujeito, não o conhecia.  Enquanto ela trabalhava, ele se divertia.

Esses casos são frequentes por aqui. Sem querer dar uma de moralista, creio que é preciso cautela ao lidar com determinados ciumentos; também já tive minha fase de sentir ciúme ao extremo, isso só me fazia mal. 

Depois de muito refletir cheguei à conclusão de que um ser humano não poderia ser mais importante na minha vida do que Deus. 

Deus é o primeiro e a ninguém devemos colocar como prioridade, pois o Senhor conhece as minhas e as tuas necessidades, nada nos é roubado sem o consentimento de Deus. 

É preciso, portanto, aprendermos a confiar em Deus, colocando as pessoas que amamos nas mãos dele. Se procedermos assim, Ele nos dará muito mais do que merecemos. Vamos ler  o que diz a palavra:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
(Mateus 6: 33)

Fico por aqui, desejando a todos um lindo fim de semana com muita paz no coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'