Arquivo do blog

sábado, 22 de junho de 2013

Engajamento Popular: a Luta por um Brasil Justo e Honesto


 Imagem Google

O Brasil parou  e está parando em várias capitais, protestando  contra a corrupção presente no meio político e em relação ao descaso governamental com os setores primordiais do país: saúde, educação e segurança. 

O protesto é válido porque um país que tem a sétima economia do mundo não pode continuar apresentando tão grande desigualdade social e má distribuição de renda, deixando na mão de uma minoria privilegiada historicamente, altos salários à custa do suor do povo.

O salário mínimo é uma miséria, não dá pra sustentar uma família; os professores que passam quatro anos cursando uma faculdade, não são valorizados. Não adianta erguer prédios de escolas,  se quem ministra as aulas  é obrigado a trabalhar em vários turnos; a profissão é estressante, uma boa parte dos alunos é violenta e o rendimento do professor, durante as aulas tende a cair.

Na área da saúde, profissionais também mal remunerados atendem o povo com má vontade, não há médicos suficientes e as filas para marcação de consultas são longas. 

Não raro ocorrem mortes na fila de espera do Sus por falta de atendimento médico. Por outro lado, o pessoal da segurança que arrisca a vida para conter a violência tenta exercer o seu papel. 

Aqui em Manaus prenderam em flagrante o chefão do narcotráfico da Família do Norte, na madrugada em que foi detido, uma juíza que estava de plantão, assinou um documento liberando-o. 

No entanto,  a mídia soube desse caso e então a tal juíza voltou atrás. Quanto será que ela recebeu e teve que devolver para soltar esse bandido?

Esse tipo de corrupção é comum, talvez por isso,  políticos desonestos tentam incluir na Constituição brasileira A PEC 37: ( Proposta de Emenda à Constiuição) a qual  limita a atuação do Ministério Público,  retirando o poder de investigação de promotores e procuradores.

O item adicional que tentam inserir na Constituição é o seguinte: "A apuração das infrações penais de que tratam os (itens)  §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".

Ora, sem as investigações do Ministério Público fica cada vez mais restrito  o acesso a investigações sobre corrupções que ocorrem no país. Precisamos é de muito mais órgãos para investigar   crimes de qualquer natureza.

O povo, sabedor disso foi às ruas e vamos ver quem fala mais alto: o povo, cansado de ser ludibriado e escamoteado ou as raposas políticas que sutilmente ousam  acrescentar itens na Constituição com o objetivo nítido de dificultar as investigações  não só de crimes mas também de suas próprias  desonestidades. (como fez a tal juíza)

Então, meus amigos e amigas, enquanto os políticos do Brasil e o governo federal vão caindo cada vez mais em descrédito junto à população, deputados perdem tempo com outro projeto, o Projeto da “Cura Gay”. 

Será que não conseguem enxergar que há questões mais urgentes e sérias na sociedade para se preocuparem? 

Ou será porque estão se lixando para as graves mazelas da sociedade brasileira? Afinal, quem anda sempre com as contas repletas de dinheiro, não tem tempo para pensar nas desgraças alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'