Arquivo do blog

domingo, 14 de abril de 2013

Passeando ... No CIGS: Centro de Instrução de Guerra na Selva

O nosso pirarucu

Olá, pessoal: aqui são seis da manhã e como é domingo, pensei em dar um giro pela cidade, andar nas feiras livres, olhar as maravilhas daqui. A imagem acima é do pirarucu, que chega a dois metros e meio de comprimento e oitenta de peso. Pirarucu é uma palavra tupi que significa peixe vermelho por causa da cor da carne: um rosa forte. Delicioso cozido ou frito, desfiado é peixe nobre da região. Não acho caro, o preço por quilo está perto de CR$ 18,00 reais de pura carne. Daqui a pouco, vou ao Cigs porque lá tem um zoológico onde a "casa" dos animais são enormes e dá a sensação de que eles estão vivendo no próprio habitat.
A entrada do Cigs fica na Estrada da Ponta Negra, próximo ao centro
chega a atingir 2,5 metros de comprimento e 80 quilos de peso e cuja carne é muito apreciada, tanto fresca, como salgada ou seca
(Do tupi piraru'ku, «peixe vermelho»)

pirarucu In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-04-14].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/pirarucu
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (C I G S) é uma organização militar daqui de Manaus, destinada a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros da selva, combatentes aptos a cumprir missões, de natureza militar, nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônica brasileira. Os testes para os soldados são duríssimos e muitos desistem. O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, possui 36 mil metros quadrados, abriga 285 animais de 56 espécies e pagando CR$ 2, 00 reais visitamos numa boa.
Dá uma sensação de paz  passear por aqui porque tudo é muito natural. Essas casinhas acima são moradias de passarinhos. Vamos ver mais de perto?


O zoo é grande e vale a pena passar umas horas por aqui. Na agitação que vivemos, esses locais nos dão paz. O povo daqui não valoriza e o Cigs é pouco frequentado. Mas eu como sou de gosto esquisito, gosto muito de passear  aqui. 


Não é lindo? Manaus é assim: situada às margens esquerda do rio Negro e laudeada de vegetação verde por todas as partes.  Desejo a vocês um lindo domingo na paz do Senhor. Beijos
>.

2 comentários:

  1. Fico sensibilizado com sua performance e posso assegurar que ser esquesito, desta forma é a melhor maneira de star dentro dos padrões exigidos nas premissias ao novo milenio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ter me visitado. Beijos

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'