Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Sentinela da Mente

 Imagem: Internet

"O segredo da saúde,mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas,viver sabia e seriamente o presente."
(Buda)

Hoje acordei filosofando sobre as pessoas que guardam ódio, amargura ou rancor de alguém; esses sentimentos ruins só  causam mal a nossa mente. 

Felizmente esqueço rápido e vou deixando para trás tudo o que de mal me fizeram. Essa não foi uma conquista fácil.

Foi preciso refletir muito sobre o que angustiava minha mente para depois me livrar desses fardos horrorosos; só amadurecemos mentalmente quando conseguimos ter sob controle as nossas emoções a ponto de não sofrermos tanto diante das decepções causadas pelos outros. 

Que poder pode ter alguém para desestruturar nossa vida interior? Diz a palavra santa que um homem sem controle é como uma cidade sem muro; antigamente, na época em que este versículo foi escrito, muito antes da chegada de Cristo a Terra, o muro protegia a cidade e quem era sentinela ficava responsável por quem podia ou não entrar. Leia o versículo referente a essa passagem bíblica:

  “COMO CIDADE DERRIBADA, QUE NÃO TEM MUROS, ASSIM É O HOMEM QUE NÃO TEM DOMÍNIO PRÓPRIO.” 
( Provérbios 25.28).

Pois, pois, imaginemos que a cidade seja nós mesmos e que o sentinela é a nossa parte racional; diariamente, recebemos pensamentos bons ou maus, do passado ou do presente em forma de alegria ou então de raiva por algo que nos fizeram. 

O que te fizeram? Uma ferida na alma? Bem, feridas na alma saram conforme a capacidade que tens de esquecer e isso só é possível, se fores o sentinela de teus pensamentos e  se tiveres o controle emocional suficiente para bloquear os pensamentos que te levam ao passado e que só te fazem sofrer novamente, num verdadeiro ciclo vicioso.  Dirás então: "não posso evitar tais viagens ao passado."

Podes e deves. Basta seres o sentinela de tua mente. És dotado de livre escolha. Podes escolher entre o bem e o mal, entre uma música triste ou alegre. 

Com pensamentos desagradáveis acontece a mesma coisa, então se um pensamento passado faz mal, por que alimentá-lo tornando-o como um CD musical que roda sempre a mesma canção? 

A ingratidão dos outros também te incomoda? Vamos ler uma historinha cheia de sabedoria e que vai te ajudar o que procuro transmitir  nesta simples mensagem de hoje:

Certa vez Buda ajudou uma senhora a atravessar um mangue e a mesma não lhe disse ao menos obrigado.
Logo, um de seus discipulos lhe perguntou:
- Mestre por que não dissestes nada àquela senhora?
Buda não respondeu.
No segundo dia o discipulo lhe fez a mesma pergunta:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Buda novamente não respondeu.
No terceiro dia seu discipulo tornou a perguntar:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Ela nem se quer o agradeceu.
Então ele respondeu:
Eu a carreguei apenas uma vez. Você está carregando-a a três dias.
(Siddhartha Gautama)

Está claro a moral da história de Buda: quando ficamos pensando o tempo todo na pessoa que nos fez algum mal, passamos a carregá-la como fardo em nossa mente, enquanto tal pessoa talvez nem mais se lembre do que fez a nós. 

É triste imaginar que muita gente carrega por anos e anos mágoas  de fantasmas do passado. Que tal deixar esse fardo na cruz e prosseguir confiante na justiça de Deus que nunca falha? 

Ora, ora, ora, amigo e amiga querida, vamos entregar nossos fardos a Jesus, pois só nele encontramos descanso e paz interior. 
 
Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
(Mateus 11.28-30)

Como podem perceber, a Bíblia tem orientação para nossa vida cotidiana e é de extrema ajuda para a  nossa parte emocional. 

Quem faz uso dessa leitura sabe como se defender mentalmente das atitudes cruéis dos outros que de imediato, podem sim nos abalar momentaneamente, mas jamais conseguirá criar raízes profundas porque Deus nos dá auxílio nos ensinando a pôr limites em nossos pensamentos e quem consegue esse feito vai passando pela vida, levando consigo o reino de Deus dentro de si:  

"Porque o reino de Deus está dentro de vós.”. 
(Lucas 17:20-21)

Assim, com essa fé e confiança, desejo uma sexta-feira tranquila a todos os visitantes e amigos. Beijos nos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'