Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maria, Marie, Mírian, Mary ...


Uma mulher importante na vida de Jesus foi Maria.. Ela  foi uma mulher israelita  de Nazaré, Galiléia, que viveu no final do século 1 a.C. e início do século 1 d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo. Ela é também identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina.
 (Mateus 1:16-25, Lucas 1:26-56, Lucas 2:1-7).

Pouco se sabe soube a vida de Maria. O Novo Testamento relata a presença do anjo Gabriel que comunicou a ela que seria a mãe do salvador da humanidade, vamos ler:

 "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.  Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.  O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.  Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.  Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.  Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?  Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.  Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,  porque a Deus nenhuma coisa é impossível.  Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." 
(Lucas 1:28, 38)

O fato de uma virgem dar a luz a uma criança, redentora da humanidade, é fato profético no Antigo Testamento: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Isaías 7.14). No Novo Testamento encontramos outra referência: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é Deus conosco.” (Mateus 1:23).

A história de Maria de Nazaré é uma história de amor e sofrimento. Quando Jesus nasceu, os reis do Oriente procuraram Heródes, pois queriam conhecer o rei, Salvador da humanidade. Heródes disse não saber mas se os reis o encontrassem deveriam lhes avisar. Na verdade, a intenção de Heródes era matar a criança, por temer perder o trono. 

Um anjo apareceu em sonhos aos reis e avisou da intenção de Heródes; percebendo que os reis demoravam a voltar, Heródes lançou um edital mandando assassinar todos os primogênitos de zero a dois anos.  Antes de isso acontecer, o menino Jesus foi apresentado no templo, leiamos: 


“Naquele tempo, o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 
(Lucas 2: 33 a 35)

Maria sabia que estava conversando com um profeta de Deus e assim, diretamente, acompanhou os sofrimentos de Cristo até o seu último instante de vida. A Maria que apresento aqui é a Maria humana, a mãe, digna de respeito de todos pela missão que humildemente aceitou.

Penso que ela, através de seu filho Jesus, foi instrumento de Deus para resgatar a humanidade do  pecado de desobidiência cometido por Adão e Eva que condenou toda a humanidade à morte eterna: "Assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom. 5:12).


O assunto é profundo e merece reflexão no tocante a seriedade da palavra de Deus. O certo é que Maria será lembrada por todas as gerações por ter tido o mérito de ser escolhida para ser a mãe biológica de Jesus, cuidando dele e como toda mãe, sofrendo na pele as dores do filho. Bom dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'