Arquivo do blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Provável suicídio Coletivo do Povo Guarani-Kaiowá

Povo Guarani-Kaiowá

A expulsão decretada pela justiça federal  de 170 índios na terra em que vivem atualmente  no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy não foi divulgada por nenhum meio de comunicação. Agora, corre mundo  uma  carta-testamento, onde os Kaiowá-Guarani informaram:

"-Não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui, na margem do rio, quanto longe daqui. Concluímos que vamos morrer todos. Estamos sem assistência, isolados, cercados de pistoleiros, e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia."

Os s Kaiowá-Guarani prosseguem na carta implorando ajuda:

" - Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais."

Todos sabem que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, portanto, donos legítimos da terra que foi invadida pelo coloniador europeu; não dá para silenciar diante de uma situação dessa, pois o índio de dono da terra, passou a ser tratado como um hóspede que vive de favor em terra estranha.

Não há certeza se houve o suicídio, o que sei é que já morei nessas cidadezinhas de Mato Grosso do Sul e o que eu ouvia mais falar era de suicídio por parte dos indígenas que vivem miseravelmente nesta região, sem que autoridade ou político nenhum se importasse. 

Caso tenha havido o suicídio coletivo, será preciso irmos às ruas para protestar por justiça em prol das vidas dos nossos irmãos.

Quer os preconceituosos queiram ou não, os índios fazem parte da miscigenação do povo brasileiro e merecem ser respeitados e terem uma vida digna. 

Cabe ao governo federal possibilitar meios de sobrevivência e proteção da vida àqueles que historicamente defenderam essa terra chamada Brasil, vigiando as fronteiras por ocasião de tantas tentativas de invasões.

Aqui, estudantes já pensam em fazer uma grande mobilização de protesto e eu vou junto nessa, só estamos esperando uma confirmação, pois o descaso com os indígenas existentes no Brasil, está ultrapassando o limite do tolerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'