Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cansaço Físico e Mental ...

"Comer, beber e amar, em tudo haja moderação." 
(Hipócrates)
Imagens: internet
Andamos correndo ... fruto da busca de um bem estar que pode nos levar a um esgotamento principalmente mental. Somos frutos de uma sociedade que exige de nós estudos, trabalho e ação. Para garantirmos um futuro melhor, estudamos e trabalhamos exageradamente.

Uns para garantirem um status quo na sociedade, se revezam em vários turnos de trabalho, dormindo pouco o que pode levar a um desgaste mental enorme; só de dormir poucas horas, já quasa uma grande turbulência na mente. A mente precisa descansar tanto quanto o corpo e quem não cumpre a hora sagrada do sono, se torna mal humorado.

Um cansaço físico, recuperamos com uma boa noite de sono - mas o cansaço mental pode levar a um esgotamento o qual levará anos para a recuperação. Por isso devemos fazer tudo com moderação e não se acumular em funções as quais poderão trazer consequências gravíssimas.

Tais consequências vão desde o nervosismo que leva à intolerância onde as pessoas se tornam descontroladas, tendendo a pensar precipitadamente ou ficando incapazes de conseguirem ler um livro ou pior ainda, serem acometidas de uma parada cardíaca. Já vi muitas pessoas eextremamente nervosas  sucumbirem diante de uma discussão calorosa, resultado de  anos de acúmulo de trabalho e noites mal dormidas.



Por isso, devemos colocar na nossa vida como prioridade a saúde física e mental, sem praticar exageros visto que até os exercícios físicos, feitos à exaustão podem trazer desde consequências físicas à morte prematura, em plena juventude. Isso observei no meio militar - vi pessoas jovens fazerem cooper e depois, exaustas, se sentarem à beira da calçada, baixarem a cabeça e tombarem mortas.

Então a palavra chave na nossa vida é moderação, seja na profissão ou no cuidado com o físico. Aqui em Manaus, muitos dizem que a tartaruga chega aos 200 anos porque não tem pressa nenhuma, nisto há sabedoria porque a ansiedade é companheira de quem anda às pressas, correndo pra lá e pra cá  sobrecarraga/o de compromissos.

Portanto, devemos buscar qualidade de vida, cuidando da mente e do corpo, curtindo uma vida simples, se possível  junto à natureza, sabendo equilibrar o bom senso à uma vida saudável. Quanto aos bens materiais, quem tudo quer tudo perde e perder o controle sobre a vida, adquirindo uma doença mental é se tornar um inútil para si, para os familiares e para a própria sociedade que trata de excluir aqueles que considera preconceituosamente ou não, inapto a conviver com ela.

 Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'