Arquivo do blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

Energia Elétrica do Tucumã ?



Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) estão desenvolvendo um projeto que utiliza o tucumã para a produção de biodisel que poderá ser usado para alimentar geradores nas comunidades do interior. 

Segundo o pesquisador do Inpa,Sérgio Nunomura os cientistas extraíram da semente do fruto, um óleo vegetal que pode ser transformado em combustível natural após um processo químico.

Testes de laboratório mostraram que é possível movimentar um gerador com o biodísel de tucumã, isso poderia contribuir com comunidades isoladas da Amazônia onde ainda não existe energia elétrica. 

Das mais de 4.600 comunidades isoladas, apenas 32 são abastecidas de energia elétrica. Além disso,  a abundância do fruto na Amazônia e a grande produtividade da árvore são fatores que incentivam a produção.

X caboquinho, muito usado no café regional: queijo com tucumã

Uma árvore costuma dar até três cachos com até 130 frutos cada um. A produção de biodísel ainda resolveria um problema ambiental, que é a destinação dos resíduos do tucumã. Atualmente as sementes vão para o lixo.

O resultado da pesquisa revelou que óleos da amêndoa do tucumã possuem preponderantemente cadeias hidrocarbônicas saturadas e curtas, podendo ter tanto índices de acidez relativamente baixos quanto altos. Mas é possível sua utilização na produção de biodísel pela via etílica nos dois casos.

Bom, pessoal, essa reportagem é do Jornal Amazonas em Tempo de uns três dias atrás. Achei interessante e postei pra vocês. Evidente que para realização desse projeto é necessário investimentos maciços em maquinário para produzir esse combustível em massa nas regiões mais isoladas.

Bom dia e um beijo a todos vocês. Dia lindo de sol por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'