Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Problema é a Educação Informal.



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." 
(J. Petit Senn) 

Existem dois tipos de educação: a formal e a informal. De forma didática e de fácil entendimento vamos  ler o significado de ambas:


A educação formal é aquela que aprendemos na escola.
A educação informal aprendemos desde que nascemos no convívio familiares, vizinhos e do grupo social que fazemos parte. Ela é a base que norteará a nossa conduta.


Aqui nos interessa comentar sobre a educação informal porque ela é nosso cartão de  visita e reflete a forma como fomos educados. Há um antigo adágio popular que afirma:  "costume de casa vai à praça" e vai mesmo pois a educação que recebemos no seio da família, se manisfestará por onde quer que formos.


Assim, na escola, nas redes sociais virtuais e em todos os âmbitos da sociedade deixamos a marca registrada da educação recebida primeiramente em casa. Antes de ser professora, sou educadora e é comum ouvir muito desabafos de adolescentes os quais iniciam comigo o ano com um comportamento rebelde, difícil mesmo de lidar.


Logo no primeiro dia de aula, dito as regras de nossa relação professor/aluno e os que quebram as regras, logo no início, sou rígida porque não há outra forma de diálogo e o mal corto logo pela raiz. O professor precisa se fazer respeitar logo no início do ano letivo, independente da educação que o  discente NÃO recebeu em casa, de forma firme e segura, sem humilhar o educando.


Depois disso, na nossa relação o que vai falar é respeito e ternura. E desse respeito e ternura nasce a confiança deles para comigo ao ponto de não guardarem segredo;a minha função é ouvir e admoestar
sem críticas ou repreensões.


O que pude apreender é que o problema da educação formal se incia na falta da educação de berço, aquela que deveria ser bem estruturada, tendo em vista a formação de pessoas íntegras para atuarem na sociedade. 

Fico aqui me indagando, como uma criança que vive num ambiente de palavrões e de brigas onde a violência familiar prepondera, pode demonstrar educação nos locais que frequenta?


Assim, penso que se a educação formal não consegue alcançar a família dos discentes, isso porque o que já está condicionado na mente de determinados pais é difícil de se erradicar por ser protótipo de uma educação errônea, recebida dos seus genitores, o melhor que temos a fazer é investir na educação dos adolescentes. 

Portanto, o professor que é educador o qual não se preocupa apenas em transmitir conhecimentos sistematizados, sabe como lidar com esses alunos.

Outrossim, meu amigo, minha amiga, saibam que pessoas que não sabem se comportar, que dizem ofensas, que são abusados e principalmente que não possuem respeito para com seus semelhantes, são frutos maduros de uma educação que não receberam e o que é pior, no futuro também não terão educação, a informal para transmitir aos filhos e o ciclo vicioso continuará. 

Apesar disso, ainda temos uma minoria proveniente destes ciclos os quais escapam dessa sina e se tornam pais maravilhosos. 

Nem tudo está perdido. (rsrs) Beijos.

2 comentários:

  1. Atualmente está difícil encontrar professores que também sejam educadores como você, e os motivos sabemos muito bem quais são. Sobre a educação informal, posso te dizer com convicção, a minha foi ótima, e espero passar o exemplo dos meus pais para os meus futuros filhos. Mas Scarlet, conheço pessoas que comeram o pão que o Diabo amassou na mão dos pais, e dos demais familiares, foram espancados e tudo mais de ruim que sua mente possa imaginar, e hoje são exemplos de seres humanos. Um vizinho meu é fundador de uma ONG que ampara crianças de ruas, e ele sofreu muito na infância, pode crer.

    Paz e bem pra ti. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Felipe: é verdade, quando vc afirma que é difícil encontrar professores educadores; meus colegas sempre alegam que essa função de "educador" é do pedagogo.

    Eu fiz Pedagogia e Letras. Talvez por isso pense diferente. Pelo menos da forma que ajo fica mais fácil entender os alunos.

    Quanto a educação informal, eu tb fui criada num campo de guerra mas eu tive um pai muito bom, já minha mãe eucava na base da pancada mesmo.

    Tb tinha minha avó que era muito carinhosa e morávamos com ela. Fiquei muito afetada pela educação que recebi em casa mas não optei em ser rebelde, antes optei por ir à luta e fazer a minha história diferente e fiz. Bjinhos

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'