Arquivo do blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

As Mulheres Exuberantes vistas por Artistas Plásticos através do Tempo



"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação." 
(Madre Teresa de Calcutá)


Gosto muito de ver obras de arte porque elas retratam um tempo passado e nos mostram padrões, costumes e até fatos históricos de um tempo; então, os pintores são para mim, testemunhas de uma época. 

O quadro acima foi feito na Idade Média por Paul Rubens, da Bélgica pertencente ao estilo Barroco. Como vamos perceber, as artes plásticas estão diretamente relacionadas à Literatura. 

A arte barroca floresceu do sec XVI ao sec XVIII. Na literatura, o nosso grande e primeiro representante na poesia foi Gregório de Matos. Leiam este poema erótico dele:

O amor é finalmente ...

Gregório de Matos

O Amor é finalmente
um embaraço de pernas,
uma união de barrigas,
um breve tremor de artérias.

Uma confusão de bocas,
uma batalha de veias,
um rebuliço de ancas;
quem diz outra coisa, é besta.
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:

Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.


Por isso, o poeta baiano foi tão perseguido pela igreja, ainda que tenha que escrito poesias religiosas também. Mas voltando ao quadro acima, será se esse  quadro não causou escândalos idênticos aos versos de Gregório devido ao poder que a igreja exercia na Idade Média? O importante é que ele escapou e chegopu até nós, né? rsrs ...


Observem agora este quadro do francês Renoir em pleno século XIX.  Há uma frase conhecida dele muito significativa:


"A dor passa, mas a beleza permanece".
(Renoir)


A frase acima certamente se refere ao fato de que a beleza se eterniza nas obras de arte. Este quadro pertence ao Impressionismo o qual corresponde ao estilo Impressionista na Literatura onde uma das característas é a busca do tempo perdido, através da impressão provocada pela realidade. Na nossa literatura o impressionismo aparece na obra O Ateneu, de Raul Pompéia.




Vamos ver outro quadro de mulheres, agora vem dos pincéis de Pablo Picasso que é considerado um dos mais importantes artistas plásticos da vanguarda européia, o Cubismo do século XX. A arte de Pablo Picasso causou espanto na sociedade, a elas ele respondeu:
 “Eu não pinto a Natureza como ela é, mas como eu a vejo”. 


 Aqui as meninas estão correndo na praia, um tanto sensuais. A literatura no Cubismo também retratou a fragmentação e a geometrização da realidade por meio da linguagem: as palavras são soltas e são dispostas no papel a fim de conceber uma imagem. Estamos agora no Modernismo e nosso representante na vanguarda foi Oswaldo de Andrade.



Prosseguimos agora conhecendo a mulher brasileira aos olhos de um famoso  pintor ainda da vanguarda cubista que participou da Semana de Arte Moderna (1922). Pelo quadro dá pra se ter idéia de quem se trata:



Não poderíamos de deixar de fora o Di Cavalcante cujo contexto literário é posterior ao Modernismo. Muitas mulheres foram retratadas por ele e sua pintura se aproxima muito à realidade. É dele esta frase:

"Criar é acima de tudo dar substância ideal ao que existe."

Fico por aqui, acabei esquecendo da hora. Um beijos grande em vocês.  \O/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'