Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curiosidade da Amazônia .... Teias de Aranha nas Copas das Mangueiras.



Ontem, 08/02/2012, o Jornal A Crítica publicou a matéria sobre as aranhas que fazem suas teias nas copas das mangueiras de Iranduba que fica a 25 km de Manaus; quem passa pela estrada, se surpreende com a copa branca das árvores.Segundo a doutora entrevistada Ana Lúcia Tourinho,(INPA) esses tipos de aranha são conhecidas como "aranhas sociais" pelo comportamento gregário de formar colônias, podendo reunir até mil indivíduos para tecerem essas teias em árvores ou em arbustos, explica a especialista.

De acordo com o funcionário do sítio onde estão as árvores, a “invasão” das aranhas começou há alguns meses e só vem aumentando, chegando, inclusive, às cercas de arame do local. As árvores pararam de produzir frutos e o proprietário já pensa em usar um inseticida para ver se impede a morte das fruteiras.

Esse é o grande problema, as mangueiras não produzem frutos, abafadas desse jeito. Essa espécie pertence ao gênero anelosimus e tece a rede elástica e branca com o objetivo de capturar os insetos que necessitam para a sua alimentação; quando um inseto cai na rede, afirma a bióloga, as aranhas o atacam em grupo e nesses casos, a ocupação das aranhas começa em uma árvore passando para as outras, podendo permanecer no local por muito tempo.

As teias resistem à água e a uma temperatura de até quarenta e cinco graus negativos; catalogadas existem 40 mil espécies mas estudiosos calculam que aqui na Amazônia, o número pode chegar a 100 mil. Estas aranhas são da mesma família da Viúva Negra, porém não possuem peçonha como ela. São ofensivas apenas para as árvores pois podem matá-las.








Scarlet  Zan  Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'