Arquivo do blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Passeando em Manaus Urbana, no Domingo.



Olha, esse é o Hotel Tropical que fica às margens do rio Negro. Olha que beleza! Se você quiser ficar hospedado, ficará perto da selva, do rio e da cidade. Ele está localizado na Av. Cel. Teixeira, 1320  Manaus - AM, basta sair do Centro e pegar a estrada da Ponta Negra, como era chamada antigamente, a Cel. Teixeira.
Na praia da Ponta Negra, você já vê o Hotel. A diária está 350 reais.

Nesta mesma avenida, logo no início você vai ver o Comando Militar da Amazônia. Tudo muito bonito. Infelizmente há um certo protocolo para tirarmos foto. Mas tenho uma imagem interna do CMA.




Nesta imagem, vemos o pessoal do Centro de Instrução de Guerra na Selva (C I G S), também conhecida como Centro Coronel Jorge Teixeira, é uma organização militar sediada em Manaus, destinada a qualificar militares como guerreiros de selva, para cumprirem missões, de natureza militar, nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônica brasileira. O CIGS está localizado também na Avenida jorge Teixeira.



Aqui uma homenagem ao general Heleno que passou por aqui e deixou o seu recado ao presidente Lula, falando das nossas dificuldades em proteger a floresta e as fronteiras daqui. Parece retaliação, após o seu discurso, foi transferido para Brasília, deixando saudades no coração do povo amazonense.



Seguindo à frente, depois de passar por vários quartéis, numa avenida onde o verde é presente constante, você vai encontrar os edifícios residenciais. Esta é uma área que está se verticalizando e se ampliando muito nesta avenida, são prédios lindos, frente a frente com o rio e a selva e próximos do centro da cidade.


Bom, mostrei pra vocês a Av. Cel. Teixeira, antes chamada Estrada da Ponta Negra e o que há de belo nesta avenida. Vamos conhecer outras ruas, agora a Av. Sete de Setembro, esta é importante para mim porque nasci bem pertinho dela. E minha mãe, continua morando na rua que dá continuidade a ela.




O que tem de belo aqui na Sete de Setembro ? Primeiro a ponte Benjamin Constant, minha mãe mora depois dessa ponte que é histórica, vejam como era antes, quando tínhamos bondinhos por aqui e outro detalhe: Manaus era entrecortada por igarapés - uma beleza - daí a construção da ponte. Quando o rio Negro estava muito cheio e a ponte era de madeira, sentía -se as águas nos pés. Ela tem 111 anos de existência, e foi construída no Governo do Eduardo Gonçalves Ribeiro, como símbolo de inovação tecnológica trazida pelos ingleses. Possui 161 m de comprimento por 10,50 m de largura e é composta de dois vãos de 20 metros, dois vãos de 30 metros e um vão central de 60 metros, além de duas passarelas laterais.

A ponte Benjamin Constant antiga:embaixo havia um igarapé e muitas casas, estilo palafitas.



Vejam como está a ponte atualmente, sem as casas palafitas e sem o igarapé:





Outra visão da ponte à luz do dia, olha só como está bonita:



Tudo vai se modificando com o tempo - ainda há o que vê nesta rua, por exemplo, o Palácio Rio Negro,cujo nome era Palacete Scholz foi construído em estilo eclético em 1903 para ser residência particular de um abastado comerciante da borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. O Amazonas era na época um dos estados mais prósperos da União por ocasião do Ciclo da Borracha. De 1918 a 1959, serviu de residência a vários governadores, agora é ponto turístico e as visitas são realizadas de terça a sexta, das 10h às 16h e aos domingos das 17h às 20h. Entrada franca. Vamos ver? Quando eu era criança, sempre parava aqui, admirando e imaginando que viviam um príncipe e uma princesa muito felizes. kkkkkkkkkk.


A entrada do Palácio rio Negro é toda gradeada e muito lindo mesmo. Bom, cansei. Há muito mais para vocês conhecerem. Aos poucos vou mostrando a minha cidade a todos. Tenham um lindo domingo, pleno de alegrias e tranquilidade. Beijos a todos.



Scarlet Wind


2 comentários:

  1. Loura. Você sabe mostrar a sua cidade como nenhuma outra pessoa.
    Eu nem imaginava que Manaus poderia ser tão legal. Na TV vemos apenas floresta e bichos. Qual quer dia apareço ai para fazer uma visita. Conhecer essa bela cidade. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Evaldo: mostrei um pouco pq já estava cansada. Aos poucos vou mostrando a cidade. Ela está ficando linda, resultado do Projeto Prosamin, do ex governador Eduardo Braga. Atualmente o governador Omar Aziz, dá prosseguimento ao Projeto. Escreverei sobre esse projeto de urbanização tb. Obrigada muito, muito, pela visita. Beijos no coração.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'