Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Onde Estão Teus Pensamentos ?



"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Como nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."
(Buda)


Durante um bom tempo, fui dominada por sentimentos de carência, medo e era excessivamente sensível ao parecer dos outros, estando alerta a todo comentário que partia de outras pessoas; ao longo da infância e adolescência sofri influências muito negativas e poucas positivas.


Injetaram, assim, em minha mente, o medo do sobrenatural onde almas penadas habitavam, sendo resultado de crendices do senso comum de minha família as quais faziam questão de transmitir de geração a geração, o modo peculiar pelo qual foram criados; desta forma, recebi influência da hereditariedade e das crenças doutrinárias, utilizadas para hipnotizar com seus conceitos a minha mente racional.


Penso que impor medo às crianças é lançar para o futuro adultos complexos, dominados por culpas e contradições; ao nascer, nascemos livres de qualquer tipo de medo, todavia, a família em que nascemos e as pessoas que convivemos vão interagir e influenciar de forma decisiva na nossa personalidade futura. Sendo a mente a receptora dos pensamentos e a criança uma aprendiz do que ouve e presencia, armazenará conceitos que comandarão sua forma de agir e reagir diante de fatos inerentes a todo ser humano.


Esta aprendizagem diz respeito a conceitos morais, dogmas religiosos ou não e temores supersticiosos cujo efeito produzirá homens e mulheres problemáticos ou mesmo neuróticos. 

Quantas pessoas se sentem oprimidas, tensas e preocupadas em demasia? Milhões. A maioria é resultado de uma educação sistemática que não as preparou para encarar a vida de forma a ver o lado positivo das dificuldades presentes em todo ser humano.


Problemas que têm solução não é problema e problema que não tem solução, já está solucionado, é irreversível, como a morte. Na verdade, o modo como vamos reagir diante desses problemas depende da maneira como foi modelada a nossa mente em formação. Ela foi ao longo do tempo, recebendo a força dos pensamentos positivos(o bem) e a força dos pensamentos negativos (o mal).


A questão é: qual dos dois prevalecerão em nossa memória ? Convém lembrar que o mal pode muito bem ser representado por estados de espírito de medo, ódio, ciúme excessivo, inveja e intriga. Tais pensamentos podem permear nossa mente ao longo de dias e dias, se assim o permitirmos; permitir é a palavra chave para revertermos o domínio desse pensar maléfico em nossa vida que nos invade sem pedir licença e possuem o poder de nos deixar tristes, desanimados a ponto de nos levar à depressão. Portanto, essas vibrações negativas devem ser combatidas de imediato com outro pensamento bom e nobre: o pensamento otimista.


Quando sou acometida de vibrações negativas, reprimo afirmando a mim mesma: " aqui não é lugar de tristeza mas sim de alegria." Logo a seguir, escuto uma música de louvor a Deus, transformando-a em oração, deixando-me invadir por ela. Funciona sempre e a paz retorna, contudo, seja lá o que esteja fazendo, estou sempre vigilante ao que vem a minha mente, sem negligenciar a vigilia constante:


"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar".
(I Pedro 5:8)


Observe quem é o nosso adversário. Metaforicamente, poderia afirmar que o pensar que nos leva pra baixo, é o diabo que transforma nossa vida num inferno, lançando-a ao abismo da depressão, isto porque de Deus não provém pensamentos do mal.


Logo, se conseguirmos vigiar tais pensamentos, fazendo disso um hábito,ainda que passemos por tribulações, não nos deixaremos abater visto que a idéia dominante é o que nos fortalecerá porém devemos nos manter sempre alerta.


Outrossim,não se impressione tanto com as tribulações e circuntâncias da vida pois estamos todos suscetíveis a elas. Nesse momento em que sofres, em que achas que as portas se fecharam, não se entregue ao pessimismo, confie em Jesus, deixe-o conduzir tua vida porque Ele tem o poder de acalmar as tempestades e até o mar o obedece; isso Ele mesmo prometeu:


“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” 
(Mateus 11.28-30)


Esta é a promessa do mestre; acredite, tenha fé porque com Jesus a vitória é certa e Ele tem pensamentos de esperança para tua vida. Alimente-se desses pensamentos e passarás pelos momentos mais difíceis sem esmorecer devido a fé que possuis.


Fé ? Sim ... fé aqui é pensar firmemente em tudo que vai nos alegrar e não nos derrubar. Neste exato momento, analise: onde estão teus pensamentos?







Scarlet Wind

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'