Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Pecado e o Amor de Deus pela Humanidade.


Segundo a Bíblia, o erro e a maldição tem sua origem a partir da criação de nossos primeiros pais que quebraram o pacto de obediência, criado por Deus no jardim do Éden. Assim, o pecado entrou no mundo e sua consequência se estendeu a toda humanidade; para reverter isso, Deus mandou seu próprio filho Jesus como bode expiatório para saldar a dívida cometida no Éden.

Assim como por um homem houve a condenação, por outro veio a libertação para quem aceita o seu sacrifício na cruz. Esse sacrifício não poderia ser feito por um homem carnal, entendo que um homem comum não conseguiria enfrentar a antiga serpente, representante do mal a qual induziu nossos primeiros pais a desobedecer a Deus, condenando todos à prática do erro e com isso, sentenciando todos a morte irreversível.

Desta forma, Deus enviou seu filho materializado em forma humana, revestido de sua pura essência e só Ele poderia superar a maldição da morte com a ressurreição de Jesus. Imagine a revolta do gênio do mal ? Leia como Paulo expressa a vitória de Jesus na cruz:

"Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está teu poder de ferir? Tragada foi a morte pela vitória de Cristo. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo."
(1 Co 15.54,55,57)

Assim, Jesus venceu a morte, oferecendo o seu sacrifício a todos que aceitam o que foi feito na cruz; ninguém é obrigado a aceitar, Jesus apenas oferece o presente da salvação, batendo à porta a qual simbolicamente, no meu ponto de vista, representa o coração, a sede das emoções:

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele." (Apocalipse 3,19)






Voltando à questão do pecado, só Jesus tem poder de nos perdoar - mas temos que confessar o que de mal praticamos pois Jesus é o nosso mediador entre Deus e o homem, isso Paulo disse a Timóteo, considerado seu filho espiritual:
“Há um só MEDIADOR entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, que se deu em resgate por todos.” (1 Tim 2, 5 e 6).
E tb nosso advogado de defesa:
"Estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos ADVOGADO junto Pai, Jesus Cristo, o justo." ( I S. João 2:1 )

Já salientei que Jesus é nosso advogado; então significa que temos alguém espiritual nos acusando e isto tb é registrado na Bíblia, vejamos, ainda no livro de Revelações:

"Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o ACUSADOR de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." (Ap 12.10)

Bom, a Bíblia é um dos livros mais antigos do mundo, daí a sua credibilidade; no que se refere ao nosso corpo, ele é considerado a parte carnal onde habita nosso espírito e a luta do homem é exatamente contra os desejos da carne, provenientes da alma. Observe o desabafo de Paulo:

"Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?" (Rm 7,24)

Existe uma diferença entre corpo, alma e espírito. Entendo assim: o corpo é submisso aos desejos da alma que é a sede da nossa personalidade, ela é o nosso "eu” interior. É por esse motivo que a Bíblia, em alguns textos, chama o homem de “alma”. A alma concentra as principais características do homem, tais como: amor, idéias, pensamentos, desejos e etc. Observe este versículo dito por Maria ao saber que fora escolhida para ser mãe de Jesus:

“A minha ALMA engrandece ao Senhor, e o meu ESPÍRITO se alegra em Deus, meu Salvador”
(Lc 1.46-47).

Ela se refere a alma e ao espírito. Já afirmei que a alma é a sede das emoções, dos desejos, dos pensamentos. Mas e o espírito ? Veja o que está escrito em Eclesiaste:

"E o pó volte à terra, como o era, e o ESPÍRITO volte a Deus, que o deu."
(Eclesiastes 12.7)

E lembrando as últimas palavras de Jesus:“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46).

Resumindo, acredito que o ser humano apresenta um corpo que é comandado por uma alma interior e pelo ESPÍRITO que mantém o corpo vivo e foi dado por Deus.A alma comanda o desejos, as vontades e as sensações do corpo, já o espírito é o elo que serve de ligação com Deus - quando morremos, ele volta a Deus.

Atualmente, vivemos uma crise de fé e amor muito grande; as  pessoas estão vivendo conforme os seus próprios desígnios. Fico aqui pensando como é que alguém consegue viver sem fé, se passamos por tantos problemas os quais só Deus pode solucionar? Pensar que a morte é ponto final, é um grande equívoco que muitos cometem e não podemos interferir pois nem Deus interfere, nem obriga ninguém a crer nele. O sacrifício de Jesus foi feito a todos e cabe a cada um aceitar ou rejeitar, aceitando as consequências que podem advirem desta decisão.



Scarlet Wind




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'