Arquivo do blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Literatura: Romantismo e Característas Românticas.


No Brasil, a escola literária romântica teve início em 1836, na poesia, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães e foi a mais longa escola de nossa literatura, prevalecendo por 46 anos. O estudo da vida dos  autores nos permite, não só o contato com suas obras literárias mas também a oportunidade de observar o que acontecia no tempo em que viveram, nos aspectos históricos, políticos e sociais.  Portanto, o Romantismo foi um movimento literário cujo contexto histórico foi a Independência do Brasil sob forte influência da Revolução Francesa onde os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade espalhavam-se como sementes de luz para povos oprimidos. Portanto, o Romantismo nos apresenta um painel de sua época e foi uma literatura para a burguesia. Afinal a Revolução Francesa representa historicamente o triunfo da burguesia no poder. É importante entender estes aspectos para a melhor compreensão das mensagens deixadas pelos poetas da época as quais refletem o seu "eu" interior por vezes de forma triste e sombria, principalmente em suas poesias.  Desta forma, vamos encontrar na poesia as principais características, fáceis de identificar:

* subjetivismo: no romantismo,o poeta quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, com suas opiniões e sentimentos, algo próximo a fantasia. Exemplo:

Adeus, Meus Sonhos! (Álvares de Azevedo)

"Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!

Não levo da existência uma saudade!

E tanta vida que meu peito enchia

Morreu na minha triste mocidade!"

Observe o pronome pessoal na primeira pessoa, indicando o sofrimento do poeta no verso" Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro."

*sentimentalismo: exaltam-se os sentimentos. Certos sentimentos, como a SAUDADE (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desilusão, são constantes na obra romântica. Exemplo:
"Não levo da existência uma saudade!"

*egocentrismo: cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece, o que o artista sente e pensa é valorizado em cada obra e atitude; microcosmos (mundo interior) X macrocosmos (mundo exterior). Observe que nesta estrofe acima o poeta só olha para si e seus problemas existenciais. Exemplo:

"E tanta vida que meu peito enchia

Morreu na minha triste mocidade!"

*evasão ou escapismo: o "eu lírico"  busca fugir da realidade, procurando a morte como libertação bem expressa neste poema acima, em sua continuação:

"Misérrimo! votei meus pobres dias

À sina doida de um amor sem fruto...

E minh’alma na treva agora dorme

Como um olhar que a morte envolve em luto."

* liberdade de criação: todo tipo de padrão clássico já existente  é abandonado. O escritor romântico recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, livra-se  dos modelos greco-latinos, e aproxima-se da linguagem coloquial, a do povo, a falada. Na poesia acima de Álvares de Azevedo, qualquer pessoa entende que o poeta está se referindo a seus problemas referentes a um amor não correspondido.

* pessimismo:  também conhecido como o "mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração,  com uma forte depressão que o leva muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva para o mal-do-século. Esse pessimismo está claramente descrito na estrofe acima que completaremos a título de exemplo, com o final do poema:

"Que me resta, meu Deus?!... morra comigo

A estrela de meus cândidos amores,

Já que não levo no meu peito morto

Um punhado sequer de murchas flores!"

* nativismo: culto pela natureza. O artista se vê totalmente envolvido por paisagens exóticas, como se ele fosse uma continuação da natureza. O nacionalismo romântico é exaltado através da natureza. Exemplo:

"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores."


Esta análise foi feita para auxiliar alunos do Ensino Médio. Mas me diga: vc é romântico/a?  Muita gente se identifica. Beijos e  \o/




                                                              Scarlet Wind

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'