Arquivo do blog

domingo, 30 de outubro de 2011

Soneto Internacional: A Minha Fantasia, de Rimbaud ...





Estudei em Literatura Internacional, a vida desse poeta francês que começou a fazer poesias muito cedo, já na adolescência; sempre tive uma quedinha por poetas adolescentes; Rimbaud nasceu dia 24 de outubro de 1854, em Charleville, no norte da França. Foi um garoto muito inteligente na escola, surpreendendo os professores e sendo alvo de inveja de outros. Sua vida na poesia foi curta pois parou de escrever aos 19 anos abruptamente. No entanto, seus versos são tão profundos, tão interiores que estão eternizados de geração a geração na poesia francesa. Ler Rimbaud é mergulhar em evasão a mundos desconhecidos. Ele converteu-se ao Cristianismo, depois de traduzir tantas obras em Latim e depois que passou um tempo preso. O poema abaixo foi escrito com a idade de 16 anos, Ma Boheme onde evoca uma ou mais de suas fugas da realidade. Ele deixa transparecer neste soneto que quer escapar de um ambiente sufocante e cheio de normas. Esta é uma forma tradicional de soneto de luz, cheio de fantasias da juventude que ilustram  bem a alma adolescente de Rimbaud. Há críticos literários que consideram Rimbaud um poeta muito à frente do seu tempo, devido ao conteúto  que escreveu. Este soneto abaixo, gosto muito. \o/

Arthur Rimbaud

Ma Bohème (fantasie)
Minha Boêmia (fantasia)

Eu seguia, os punhos nos bolsos rasgados;
Meu paletó assim tornava-se ideal;
Eu seguia sob o céu, Musa! E a ti fiel!
Oh! lá! lá! Que lindos amores tenha sonhado!

Minha única calça tem um furo largo.
- Pequeno-Polegar sonhador, em meu passeio
De rimas. Meu albergue era sob a Ursa maior.
- Minhas estrelas no céu num doce harpejo

E as escuto, sento à margem dos caminhos,
Boas noites de setembro a sentir as gotas
De orvalho à face, tal um vinho forte;

Onde rimando meio às sombras fantásticas
Tal uma lira, eu tirava os elásticos
De meus sapatos feridos, um pé junto ao peito!

Trad. Leonardo de Magalhaens




                                                          Scarlet Wind

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'