Arquivo do blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Resgatando a pureza do Amor.

A maldade vai se alastrando por todos os lados. As crianças de hoje, moldadas pelos exemplos da televisão os quais incitam o desejo sexual precoce, vão perdendo a inocência própria das crianças. Trabalhando com crianças dos sete aos dez anos me surpreendi muitas vezes, com cenas deprimentes onde, na hora do recreio, crianças brincavam de namorar, atrás do armário. Fora as maquiagens que traziam nas mochilas, incentivadas e apoiadas devidamente pelos pais. A "era Xuxa" influenciou muito para a decadência da infância. Quando a educação é frouxa e os pais interferem nos esclarecimentos que os professores ofertam às crianças, fica complicado educar.. Trabalhei também com adolescentes, acompanhei  quatro turmas da quinta a oitava série, a pedido meu à direção. Nestas turmas, o trabalho foi muito bom. Ensinei e também aprendi com eles. Afinal,  como já dizia Guimarães Rosa “Mestre não é aquele que ensina, mas aquele que, de repente, aprende...” E eu aprendi muito sobre aquilo que os adolescentes valorizam de bom, mas também preparei-os para a vida. Havia na escola um índice muito alto de gravidez na adolescência; nesta época, todas as adolescentes queriam ser a personagem Anita, do seriado globlal. E haja casos de gravidez precoce na escola! Trabalhando com Língua Portuguesa, dinamizei as aulas, adentrando neste tema, falando de sexo, doenças e prevenções. Esta foi uma proposta da Seduc para  professores de Ciências, a professora da escola onde eu trabalhava se recusou a ministrar esses temas, alegando o desrespeito dos alunos por ocasião das aulas. Pedi permissão para ministrar e adentrei em temas paralelos. Em quatro anos seguidos, acompanhei quatro turmas. Nesse tempo, uma só gravidez ocorreu em uma das turmas, isso porque a garota havia entrado há pouco tempo e já chegou grávida. Muitos desses alunos, estão terminando faculdade e federal para alegria minha. Falei de amor, de paixão, de sexo. Fui a professora, a que ouvia confidências e orientava - antes de ser a professora, fui a educadora e a amiga. Ensinei-os a ver o sexo não como forma única de prazer sexual mas sim como um complemento do amor. É preciso resgatarmos a pureza, escassa nos dias de hoje. Isso não é impossível de acontecer, para isso, não precisa ser professor, basta conversar visto que esse tema sexo e amor, desperta grande interesse por parte de adolescentes. Depois de passar por estas turmas, fui encarar os adultos com turmas de 60 a 65 alunos, quase não dava para eu andar na sala. Foi outro desafio, porém, esta é outra história. Bom diaaaaa ...

Scarlet

Nenhum comentário:

: onselectstart='return false'