Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Origem de Traumas: a Infância .




"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente."
( Jean de La Bruyère )

O que mais prejudica a vida de alguém é o tipo de educação que recebeu na infância. O modo como fomos educados será preponderante para o tipo de adulto que seremos. Muitos adultos sofrem devido a uma educação muito rigorosa recebida quando criança. Essa fase é marcante e decisiva para a formação da personalidade. É nela onde se encontra a origem do bem ou do mal que nos incutirão, podendo nos seguir ao longo da vida como traumas ou algo positivo. Mas nada é para sempre, tudo depende da forma como buscamos soluções para a nossa vida.... A educação religiosa impregnada de dogmas, aprisiona a mente da criança, tornando-a  um/a adulto/a cheio/a de culpa pois foi moldado a valores que reprimem, impedindo-o de ser feliz. Geralmente tais pais evitam até mesmo falar sobre sexo e educação sexual é tida como tabu. Ou se tratam do assunto é com cerimônia, envergonhados de algo que é completamente natural a todo ser vivo e porque não dizer, um prazer que aproxima pessoas, acalenta, tira a insônia, aplaca a carência afetiva e o estresse, devendo apenas ser feito com responsabilidade; se aliarmos isso ao amor, os momentos de felicidade serão plenos de satisfação total. Eu tive uma educação rigorosa e, por isso, perdi muitos bons momentos  porque me via bloqueada por tanta lavagem cerebral, não só pela educação religiosa que recebi mas também devido a valores proclamados pela sociedade: valores proclamados mas não executados pela maioria de seus membros. A idéia incutida de pecado na infância se torna um mal absurdo na vida psiquica do adulto. Pecado é fazer mal aos outros, é sentir inveja, é não saber reconhecer que somos falhos e que a qualquer momento, vamos sim errar, quando menos esperamos. O importante é não voltar a cair no mesmo erro. Há pessoas que estão amarradas ainda nesse laço de opressão, que a si mesmo se condenam, que não se perdoam por terem uma mente limitada por padrões incrustados na educação infantil que receberam. E por isso, vão perdendo a chance de serem felizes visto que as orientações da infância estão indelevelmente arraigadas em suas mentes. Conheço gente assim, que foge da vida, que foge do amor e vai viver o resto da vida assim, sem saber o que é  viver em sua plenitude momentos de felicidade. Talvez a minha mente tenha se expandido, acontece que sempre fui boa aluna, fiz várias disciplinas em Psicologia na faculdade, e entendo que a partir do momento em que entendi o porquê de tantos pesadelos e da má convivência com a minha mãe, é que fui encontrar a origem de todos os males que me impediam de ser feliz. O meu problema maior é encontrar alguém com a mente tão aberta quanto a minha porque o meu modo de ver a vida e a maneira que considero ideal para viver momentos felizes por aqui, ainda chocam pessoas que vivem atreladas na herança recebida do passado.

By: Scarlet

Nenhum comentário:

: onselectstart='return false'