Arquivo do blog

domingo, 12 de junho de 2011

O Trem e os Dois Trilhos ...

"A lembrança do passado nos arruína a metade do presente; a outra metade é arruinada pela preocupação com o futuro." (Charles Augustin Sainte-Beuve)

Por quais trilhos corre o trem da vida ?
Em dois trilhos : o da esquerda e o da direita.
No trilho da esquerda onde o ponto de chegada é o coração, vão sendo percorridos no presente, momentos inesquecíveis de alegria, prazer e felicidade os quais devemos ir acumulando, colecionando e  lançando no armazém da memória do coração. Sim, é preciso não esquecer desses momentos pois o conjunto disso que se viveu de bom, será o filme, o flashback que acionaremos, quando o inverno dos anos chegarem. Que bom será ao apertamos o botão do play do controle remoto do tempo e revivermos cenas que vivemos intensamente sozinhos/as ou acompanhados/as ! Que privilégio, num futuro distante poder sorrir ao recordar a face de pessoas que compartilharam suas vidas conosco ! É no trilho esquerdo que conduz tudo ao coração que devemos fotografar as fases boas da vida, sem esquecermos do bem que semeamos ao longo da jornada; essa conduta proporcionará a colheita de frutos doces no futuro. Paralelo ao trilho esquerdo, segue o trilho direito onde o mesmo trem fará manobras e passará sobre ele, encontrando sempre à frente pedregulhos e os espinhos da decepção, da tristeza, das perdas e do mal que nos fizeram. Há pessoas que, ao percorrem o trilho direito, vão acumulando o armazém da memória de seus corações com esses embates da vida, fazendo questão de cultuá-los, sobrepondo-os acima dos momentos bons que vivenciaram. Seguem assim, passando pelos trilhos da vida, torturando-se, ao reviverem  esses filmes de decepções que as impedem de serem felizes no presente. Elas próprias optam pela sentença de infelicidade pois ao se fixarem nessas lembranças deprimentes, desperdiçam oportunidades de serem felizes visto que perderam a confiança nas pessoas. Dessa forma, lacram a porta do coração, deixando lá dentro germinarem sementes do rancor - fazendo questão de manterem vivas essas recordações. É certo que nem sempre conseguimos esquecer traumas profundos, entretanto, a sabedoria nos ensina a lançar um olhar positivo sobre essas experiências dolorosas, entendendo que as derrotas, as quedas e as frustrações servem para a evolução e fortalecimento do nosso espírito. Então, devemos a cada manhã recomeçar uma nova história sem nenhuma pressa,  pois como ensinou Jesus :

“Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”  Mateus 6:34

 Entendemos que a cada dia temos um fardo a carregar e se formos só acumulando amarguras, nos tornaremos frustrados e negativos e a energia negativa que emana de nós afasta as pessoas iluminadas de nossas vidas. Então ? O condutor do trem é você e a sua frente existem dois trilhos que deverás percorrer, cabendo a você selecionar e fotografar com os olhos da alma, os melhores ou piores momentos; esta escolha é que definirá que tipo de filme irás assistir nos anos vindouros. Faça a escolha certa, opte pelas cenas dos momentos felizes e assuma consciente o controle do trem de sua vida e seja feliz !

By: Scarlet Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'