Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ingratidão.

"Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade."

Não devemos ser ingratos, mas agradecidos, sempre. Já tive contato, ao longo da vida com muitas pessoas ingratas. Sabe aquele tipo que você ajuda, ajuda, empresta dinheiro e depois vira às costas e ainda sai falando de você ? E aquela pessoa que você deu tudo de si por amor mas ela sempre te ignorou, não reconhecendo o esforço que você fazia para agradá-la ? Pois é, conheci pessoas assim e fui entregando-as nas mãos de Deus; ao analisar o comportamento de pessoas ingratas, percebi que sofrem de outro defeito, são soberbas, por isso, não conseguem agradecer pelo bem recebido, agradecer para tais pessoas, é sinônimo de humilhação, acham que vão descer de seu pedestal, sobre essa atitude, assim se expressou Miguel de Cervantes: 
"A ingratidão é filha da soberba. "
Lembro-me de que certa vez, fui convocada para levar uma palavra de ânimo a uma pessoa desconhecida num leprosário; eu deveria ir ao local e escolher alguém para falar do amor de Deus visto que esses internos são abandonados pela família. Fui ao local, escolhi um homem de aproximadamente uns 45 anos, conversei com ele, fiz amizade e prometi voltar todos os domingos. Ele me falaria como foi a semana dele e eu falaria do amor de Deus a ele. Com um sorriso triste, ele disse: "moça, as pessoas que vêm aqui, não voltam porque esta doença é muito contagiosa." Eu respondi : "não tenho medo da doença visto que, quem me mandou vir visitá-lo foi o médico dos médicos, Jesus."  Ele tinha os dedos dos pés e das mãos enrolados em gazes mas não reclamava de dor. O que me chamou a atenção é que passei a visitá-lo todo domingo à tarde e um dia cheguei na hora da refeição; como já estava acostumado com minhas mensagens de Jesus, ele disse: "a moça quer que eu agradeça a refeição, não é ?" respondi que sim e que oraria baixinho também. Fiquei surpresa, ele agradeceu pela alimentação e depois, lagrimando, agradeceu pela visita da moça que tirava uma parte da tarde de seu domingo, para ficar com ele, dando-lhe ânimo e alegria para continuar vivendo. Percebi pelo tom de voz que estava muito emocionado. E eu também haja vista que naquela condição, sem parentes, deveria estar revoltado mas seu coração estava agradecido. Não abandonei meu amiguinho e sentia prazer, afinal ficamos amigos. Na penúltima vez que lá estive, perguntei se ele aceitaria Jesus no seu coração, como salvador de sua alma. Ele sorriu e disse que sim, afinal, se Jesus havia enviado alguém para preencher seus domingos, além de aceitá-lo, estava agradecido pela companhia. Eu era uma moleca de 18 anos, mas com profundos conhecimentos bíblicos. Vez em quando, o abraçava e ele se esquivava. Mas eu insistia. Ele tinha medo porque a doença na fase em que ele estava era muito contagiosa. Eu não me importava, abraçava mesmo. No outro domingo, voltei e o banco da pracinha onde ele sempre me esperava, estava vazio. Pensei: "está doente."  Corri pra enfermaria, infelizmente, no meio da semana, ele faleceu. Reclamei que deveriam ter me avisado porém a enfermeira falou que todos ali eram cremados e só participavam médicos e enfermeiros devido ao alto grau de contaminação. Senti falta desse amigo, contudo, não tive mais coragem de voltar ao leprosário. Ele foi um exemplo para mim de como ser agradecido em meio a uma tremenda crise existencial. Daí pra frente, conheci pouquíssimas pessoas que sabem agradecer um bem recebido. Pessoas sadias que vivem reclamando da vida, sem se lembrar de agradecer a Deus por terem saúde, outras que recebem favores mas são mal agradecidas e assim por diante. As que foram ingratas comigo, já entreguei-as a Deus, já não me importo mais porque aprendi que quanto mais nós ajudamos, mais Deus nos abençoa. Feliz dos que têm um coração humilde e agradecido, sei que atualmente é raro encontrar pessoas assim, a maioria tem o coração endurecido e nem conhecem aquilo que está escrito em Salmo 103 v 2 :

 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” 

Quando Jesus passou por esta Terra, também conheceu gente ingrata - que após receber o benefício da cura, não voltavam para agradecer. Vejamos :

Lucas 17:11-19
 
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."

Sim, dez foram os leprosos curados e apenas um voltou para agradecer. O interessante é que o único que tinha o coração agradecido não seguia religião, era um samaritano. Os samaritanos não faziam parte do judaísmo. Com isso, aprendemos mais uma lição: a gratidão independe de religião, mas sim da índole de cada pessoa. Sejamos pois, gratos a Deus pelo seu amor, pelo cuidado que tem conosco e não esperemos reconhecimento dos homens mas façamos sempre o bem, sem olhar a quem com o coração sempre agradecido porque está escrito em  1 Tessalonicenses 5:18

 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 

By: Scarlet Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'