Arquivo do blog

domingo, 29 de maio de 2011

O Valor da Generosidade !...

"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias." ( Salmo 23 v 6 )

Numa época em que o ser humano é cada vez mais individualista, numa sociedade onde o egoísmo prevalece e o desejo constante da maioria é levar vantagem sobre os demais  é raro encontrar indivíduos que tragam em seus corações a virtude de ser generoso; acredito que a bondade seja inata, nascemos com ela, entretando, passamos por uma alienação imposta pela ideologia do sistema capitalista que estimula a competição e o acúmulo de riquezas, tornando nosso coração insensível em relação a nossos irmãos mais necessitados. Isto acontece porque nos afastamos de Deus e quanto mais nos afastamos dele, mais endurecidos ficamos, perdendo, desta forma, nossa essência de virtudes contidas em nossa semente original. Sabemos que a generosidade não se manifesta apenas em forma de doações materiais haja vista que ela adentra no mundo subjetivo da alma, através da força vital de uma palavra amiga, dita no momento certo e como luz ilumina os que estão entregues a trevas profundas, no desespero, no poço profundo do mal deste século, a depressão que pode induzir alguém ao suicídio. Neste caso, a palavra ofertada pode salvar uma vida. Nunca em toda a história da humanidade, o homem se sentiu tão vazio e tão carente de afeto. Lembrei-me de que, em sua passagem pela Terra, Jesus entrou em um templo e ficou observando a doação de ofertas, vendo que os ricos depositavam na caixinha moedas de ouro, enquanto uma pobre viúva fazia a doação de duas moedas de cobre cujo valor aparentemente era insignificante. Sabendo da situação de penúria em que a mulher vivia, disse aos discípulos:

"A viúva pobre colocou na caixa de oferta mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobravam; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver." 
( Marcos 12 - 44 )

Com essa atitude da viúva, apreendemos que a bondade está intrinsecamente ligada ao amor haja vista que quem ama não dá sobras, mas sim o melhor de si. Refletindo sobre esta passagem bíblica deveríamos perguntar a nós mesmos: 
- Tenho despertado dentro de mim o desejo de ajudar as pessoas seja com uma palavra amiga ou mesmo com doações ? De minha parte, sigo procurando ajudar quem posso, mas também tenho momentos em que sou extremamente egoísta, visando mais a mim que aos outros. Creio que, vez em quando, seria bom pensarmos o quanto nosso próximo precisa de ajuda e como é gratificante ajudar aqueles que passam por tribulações seja de que origem for. Afinal, exercer a graça de ser generoso é uma das mais belas virtudes que demonstra a grandeza de nosso espirito, irradiando luz e caridade a todos os que seguem padecendo no vale escuro da desesperança, sem fé no futuro que se apresenta nesta nossa caminhada pela Terra. Sejamos, pois, anjos de bondade onde quer que passemos.

By: Scarlet Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'