Arquivo do blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quebrando as Algemas da Paixão ...

" PAIXÃO é um sentimento que surge com muita força na estrutura emocional de uma pessoa, que leva-na a se entregar de corpo e alma pelo objeto desencadeante de paixão."
( Gerson Abarca ) 


A paixão nasce de um desejo súbito o qual envolve um forte desejo sexual, numa espécie de atração incontrolável onde os amantes  são cúmplices desse desejo, suprindo as necessidades físicas e psicológicas um do outro.
No entanto, quando a paixão tende a evoluir  em apenas um dos parceiros, não havendo reciprocidade intensa de sentimentos, a parte que se doa mais, se tornará alvo fácil da paixão obsessiva, tornando-se cativo e dependente do outro.


Nesse estágio o nível de envolvimento é alto, chegando ao ponto de obscurecer a razão de quem está sob o domínio do outro.
A vítima da paixão obsessiva pensa incessantemente no outro, sofre com sua ausência, passando a viver em função da vida do objeto de seu desejo visto que coração e mente estão algemados na frenética vontade de estar sempre por perto. Com o galopar do tempo, o desgosto aumenta porque o doente percebe que sua paixão não é correspondida à altura do que deseja e então pensamentos de insegurança e ciúme o dominam, lançando-o no abismo sombrio da depressão. E a depressão é a sucessão de pensamentos repetitivos  de baixa estima, de tristeza e angústia na alma, seguidas de uma forte sensação de rejeição - uma das piores dores da paixão obsessiva. E é exatamente aqui que mora o perigo haja vista que a rejeição trás consigo as primeiras sementes de pensamentos de auto destruição onde o enfermo só vê solução para seu problema na morte, devido ao fato de não possuir mais dentro de si, a força energética para viver que nos impulsiona a superar as tribulações da vida. A partir daqui, o risco de tentativas de suicídio é alto e todo cuidado é pouco porque uma simples discussão pode se tornar motivo para que, em silêncio, a vítima tente aniquilar com a própria vida por não conseguir se imaginar, vivendo longe da pessoa idolatrada. A paixão obsessiva é uma doença que deve ser tratada com acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. O contrário da paixão obsessiva é o amor. O amor  proporciona uma gostosa sensação de liberdade, de segurança em relação ao amor do outro onde quem comanda o relacionamento é o respeito e a confiança que ambos possuem. Pela experiência que tive e graças a Deus, senti o amor transbordando do outro lado do Brasil, conseguindo sobreviver a isso e agora, neste exato momento me sinto livre, leve, em paz com a vida. Fica assim a lição escrita no mármore do meu coração:

-Sentimento que aprisiona e escurece a vida é a paixão doentia.
- Sentimento que ilumina e liberta chama-se amor !


By: Scarlet Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'